quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Prado High Quality - Melhor? Só ao vivo!

Um dos Museus mais importantes do mundo tem uma iniciativa pioneira que beneficia os internautas e fãs de arte do mundo todo! Agora a gente pode acessar 14 obras primas através do google earth em uma qualidade incrível!14.000 megapixels!

Você pode ver a delicadeza das texturas, a poética do craquelê, as marcas da ação do tempo. Alcança um angulo de visão que nem ao vivo no museu você teria. A possibilidade de aproximação é incrível. Fiquei estarrecida ao constatar que não percebi as lágrimas nos olhos dos personagens de minha tela preferida: “descida da cruz” de Roger Van der Weyden. Da até pra ver um alfinete na cabeça da freira.

Um fator importante de se destacar é que você está livre da "fatiga museal", aquele cansaço que nos abate depois de tanto tempo de pé em um museu ou galeria. Lembro que passei o dia inteiro no Prado e quando cheguei no Jardim das Delícias já nem tinha animo pra me atentar as pequenas representações grotescas que anteciparam o surrealismo. Ontem pude m dar o luxo de passear pelos mínimos detalhes do famoso tríptico.

As imagens não vão substituir a ida ao museu tradicional, já que ainda temos muito de “valor de culto” (ainda bem!), mas é outra ferramenta a ser utilizada e espero que outros museus sigam o exemplo. Passou da hora dos museus perderem esse medo do “valor de exibição”. O tempo passou e ensinou que uma coisa não anula outra. A tecnologia nos abre novas possibilidades de percepção, indo além do olho, além do espaço real. Vamos deixar que as inovações tecnológicas somem e dialoguem com o passado traduzindo e, portanto, aproximando a arte das pessoas.

As obras digitalizadas foram:

Artemis by Rembrandt
Self Portrait by Albrecht Durer
The 3rd of May 1808 in Madrid by Francisco Goya
The Nobleman with his Hand on his Chest by El Greco
The Cardinal by Raphael
Descent from the Cross by Roger van der Weyden
Emperor Carlos V on Horseback by Titian
The Garden of Earthly Delights by Hieronymus Bosch
Jacob’s Dream by José de Ribera
Inmaculada Concepción by Giambattista Tiepolo
The Annunciation by Fra Angelico
Crucifixion by Juan de Flandes
The Family of Felipe IV, or Las Meninas by Diego Velázquez
The Three Graces by Peter Paul Rubens


Segue vídeo com o Making off...


8 comentários:

Momentos...volupté! disse...

FANTÁSTICO!!!

Simplesmente uma dádiva para os amantes da arte...parabéns aos responsáveis pelo projeto e a todos os profissionais que produziram.

Tucha disse...

Vi o make of indexado, mas não consegui entra no site, vou tentar outra vez. Mas achei a idéia fantástica, dá pra gente explorar cada detalhe da obra e redescobrir.

Ramon Pinillos Prates disse...

Que bom que vc gostou da dica baby!

Rafiiis disse...

que bueno. no lo conocia.
grachee.
salu2 :)

Tucha disse...

Alê
Tem um prêmio pra vc no meu blog...
Vc vai gostar! Será?

Andrea Guim disse...

Muito legal! É certo que ver estas obras "in loco" deve ser emocionante, mas digitalizadas elas viajam pelo nundo, entram nas escolas e nas casas e as pessoas podem ir ganhando mais intimidade com a arte.
Bjs!

Rick Gentil disse...

powwwwww
nauma chei link p baixar essa versao. serah q eh pago???

Anônimo disse...

bom comeco